Tumor cerebral tem cura ou não? Descubra e entenda o assunto

O médico Luiz Daniel Cetl, referência no tratamento das epilepsias e tumores cerebrais, elenca 10 coisas que precisamos saber sobre tumor cerebral


O câncer, doença caracterizada pelo crescimento desordenado de células anormais no organismo, assusta a todos. Existem diversos mitos e tabus que rondam a enfermidade e que podem contribuir para aumentar o pavor e pessimismo dos indivíduos.

O tumor cerebral, por exemplo, quando diagnosticado precocemente, apresenta grandes chances de cura. O neurocirurgião Luiz Daniel Cetl, especialista em tumor cerebral pela UNIFESP, esclarece algumas informações sobre a doença.

Coisas que todos devem saber sobre tumor cerebral

O médico, referência no tratamento das epilepsias e tumores cerebrais, elenca 10 coisas que precisamos saber sobre tumor cerebral. Confira as informações a seguir:

Tumor cerebral tem cura ou não? Descubra e entenda o assunto

Foto: depositphotos

Existem vários tipos de tumores cerebrais

Por si só, o tumor cerebral é uma doença invasiva e que provoca mudanças físicas, sociais e psicológicas na vida do paciente. Existem vários tipos de tumores cerebrais e, por isso, o diagnóstico bem feito é essencial para identificar quando é benigno ou maligno.

Sintomas dependem da localização

Os sintomas do tumor cerebral dependem muito da sua localização, mas os sintomas básicos incluem dores de cabeça, tonturas, alterações de equilíbrio, convulsões, confusão mental e déficit neurológico progressivo.

Automedicação compromete o prognóstico

Além de mascarar e dificultar o diagnóstico da enfermidade, a automedicação pode comprometer o prognóstico.

A doença é oriunda de metástase

A grande maioria dos tumores cerebrais é proveniente de metástase de um tumor em outro local.

Manipulação do tecido cerebral

A manipulação do tecido cerebral não causa dor.

Procurar um médico

O paciente deve procurar um neurologista ou um clínico geral ao sentir sintomas recorrentes. Se for necessário, o profissional irá encaminhá-lo a um neurocirurgião especialista em tumor cerebral.

Tumores benignos e malignos

Os tumores cerebrais benignos são bem similares aos de um tumor cerebral maligno.

Diagnóstico precoce é importante

Em sua maioria, os sintomas do tumor cerebral se confundem com os de outras doenças. A população deve saber que o diagnóstico precoce é essencial.

Tratamento com cirurgia

A princípio, todos os tumores cerebrais – inclusive os benignos – podem ser tratados com cirurgia. Atualmente, a neurocirurgia é realizada inclusive com cálculos físicos e matemáticos, reduzindo as chances de danos em outras regiões do cérebro.

“Awake craniotomy”

A cirurgia com o paciente acordado, conhecida como “awake craniotomy”, é uma técnica que apresenta excelentes resultados, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida, menor tempo de internação, retorno às atividades cotidianas e controle das recidivas tumorais.


Informar erro