Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

É possível tornar a convivência com a TPM em algo suportável, tanto para você, quanto para os outros


Irritação, choro, oscilação de humor, desconforto, cólicas… esses são só alguns dos sintomas da tão odiada, mas mensalmente presente, Tensão Pré Menstrual (TPM). Alguns desses sinais podem até impedir que a mulher tenha uma rotina normal. Mas é possível tornar a convivência com a TPM algo suportável, tanto para você, quanto para quem está próximo.

E não pense que isso é uma invenção do mundo feminino; a TPM possui razões fisiológicas. Desde quando começa o ciclo menstrual, os hormônios femininos começam a sofrer alterações intensas, chegando à picos e declínios entre o início e o fim do período.

Quando o período do TPM se aproxima, os hormônios chegam ao nível mais baixo de produção. E essa oscilação hormonal é o que gera as mudanças físicas e de humor da mulher. No período de menstruação, a produção de serotonina, “hormônio do bem estar”, também é alterada.

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Cardápio anti-TPM

Existem algumas práticas saudáveis que ajudam a aliviar os problemas ocasionados pela TPM. Segundo a nutricionista Sinara Menezes, bons hábitos alimentares são grandes aliados na luta contra este incômodo mensal. “Mesmo que boa parte dos sintomas sejam resultantes de agentes fisiológicos, é possível preparar o organismo e oferecer, através da alimentação, nutrientes que atenuem a queda de determinadas substâncias, principalmente a serotonina e a endorfina. Um cardápio balanceado, rico em determinados micronutrientes pode melhorar tanto aspectos emocionais quanto físicos”, revela.

Consuma alimentos de baixo índice glicêmico

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Esse tipo de alimento é capaz de estabilizar a glicose e ainda fornece energia para o corpo de forma mais lenta. Eles combatem à queda do açúcar no organismo e evita a compulsão alimentar, outro sintoma da TPM. Procure ingerir lentilha, ervilha e soja, que são boas opções de carboidratos complexos com baixo índice glicêmico capazes de prolongar a oferta de glicose no organismo.

Aposte nas fibras

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Aveia, arroz integral, milho e outros tipos de cereais, ajudam a beneficiar o trânsito intestinal, combatendo possíveis constipações e inchaços.

Enriqueça seu prato com triptofano

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Esses alimentos auxiliam na produção do hormônio do bem estar e combate às crises de depressão e ansiedade. “Invista em alimentos como o salmão, atum, e queijo – além de ricos em triptofano são boas fontes de proteína animal. Porém, também existem opções de origem vegetal como a banana, o abacate e oleaginosas”, indica Sinara.

Invista em hortaliças

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

As hortaliças são ricas em nutrientes fundamentais para a saúde. “Vegetais como a cenoura, a abóbora, o brócolis e o espinafre são ricos em cálcio, magnésio e vitamina A e vitamina B6. Esses minerais e vitaminas normalmente ficam em baixa durante o período menstrual e podem estar associados à diversos males dessa fase”, revela a especialista.

Conte com os antioxidantes

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Possuem propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento, o que contribui para diminuir sintomas como inchaço, acne, e alterações de humor. “O óleo de prímula, o salmão e a linhaça são ótimas fontes de ácidos graxos eficazes no combate a diversos males do organismo.”

Hidrate-se adequadamente

Quais são os alimentos que melhoram a TPM? Confira aqui

Foto: depositphotos

Além de evitar o inchaço, beber água ainda auxilia na digestão das fibras presentes na alimentação. Invista na ingestão de bebidas mais leves como água de coco, chás relaxantes e, indispensavelmente, a própria água.


Informar erro