Menstruação na gravidez é possível? Veja explicação de especialista na área

Descubra agora por meio dessas questões inspiradas no artigo publicado pelo Blog ‘Doutor Leonardo’, assinado pelo médico Leonardo Fontenelle


O principal indício da não gravidez é a chegada da menstruação. Ela indica que o óvulo não foi fecundado e, portanto, não existe nenhum bebê a caminho. Mas todo mundo já ouviu falar que algumas gestantes menstruaram no início da gravidez. Isso é possível?

Descubra agora por meio dessas questões inspiradas no artigo publicado pelo Blog ‘Doutor Leonardo’, assinado pelo médico Leonardo Fontenelle.

1. É possível menstruar estando grávida?

Mito. Na verdade, o que pode acontecer é um tipo de sangramento parecido com a menstruação. Ele “acontece quando o óvulo fecundado está entrando na parede do útero, e costuma ser mais claro, menor e mais breve que a menstruação normal”, explica o blog. Outra característica desse sangramento, chamado de ‘sangramento de implantação’ é que ele não acontece nos dias que viriam a sua menstruação, mas sim de 5 a 10 dias da data prevista.

Menstruação na gravidez é possível? Veja a explicação de um especialista na área

Foto: depositphotos

2. Minha menstruação é irregular. Como saber qual tipo de sangramento é?

Quando a menstruação é irregular fica difícil saber se ela está atrasada ou não em caso de gravidez. Nesses casos, a dúvida não pode pairar por muito tempo e você precisa procurar um médico. Primeiro para resolver esses problemas de atraso, segundo para checar se sua saúde anda em dia. Uma menstruação regular “vem aproximadamente uma vez por mês, mas não necessariamente no mesmo dia do mês. Geralmente a menstruação adianta uns dois ou três dias de um mês para o outro, mas o padrão varia de uma mulher para a outra”, explica o artigo.

3. Quais os tipos de exame de gravidez?

O exame de gravidez pode ser feito de duas formas: por meio da urina ou do sangue. O primeiro pode detectar a gestação desde primeiro dia até duas semanas, isso vai depender da marca. Ele é vendido livremente nas farmácias e é relativamente simples de ser feito e muito seguro (até 99% de certeza).

Já o de sangue pode ser feito a partir do primeiro dia de fecundação, ele se baseia em um hormônio que só é produzido durante a gestação. Em ambos os casos pode haver um ‘falso positivo’, mas é raro. De acordo com o blog ‘Doutor Leonardo’, “só é possível ter certeza absoluta da gravidez quando o médico ouve o coração do bebê durante a consulta de pré-natal (no 4º ou 5º mês de gravidez) ou quando a grávida faz o ultrassom”.

4. Quando deve acontecer a primeira consulta do pré-natal?

A consulta deve acontecer o mais cedo possível, desta forma tanto a saúde do bebê quanto a da mãe estão bem assistidas.


Informar erro