Hemorroidas externas: como identificar e tratar em casa

A doença aparece através da inflamação das veias localizadas na parte final do intestino, as veias hemorroidais, causando dor, coceira e sangramento


Dor, coceira e sangramento anal são sintomas típicos de hemorroidas externas. Essa doença aparece através de inflamação das veias localizadas na parte final do intestino, as chamadas veias hemorroidais.

A maioria dos tratamentos indicados para sanar esse mal, nem sempre, decorrem da maneira correta, fazendo com que o estado de saúde dos pacientes chegue até a piorar. Por isso é imprescindível que o médico seja consultado.

A patologia pode se apresentar através de duas características: aquelas desenvolvidas internamento e as externas. As hemorroidas aparecem devido ao esforço intenso durante as evacuações ou pela prisão de ventre crônica.

Hemorroidas externas: como identificar e tratar em casa

Foto: depositphotos

Pessoas que passam longos intervalos sentadas tem mais chance de contrair a doença. Apesar de ser bastante incômoda e constrangedora para quem desenvolve a doença, ela tem cura. Basta seguir as orientações médicas.

Sintomas de hemorroidas externas

As pessoas que desenvolvem hemorroidas externas identificam sangramentos na região do ânus. Isso acontece em decorrência do traumatismo da veia, causado pela passagem das fezes ou pela fricção ao realizar a limpeza. Também é comum que seja identificada coceira na região do ânus.

É comum a presença de nódulos palpáveis na mesma região. Ao procurar um médico, ele vai receitar o exame de anuscopia, para verificar se a incidência da doença acontece só externamente ou também na parte interna.

Tratamento para as hemorroidas externas

A partir da identificação da doença, o médico irá avaliar o grau de incidência da doença, indicando o tratamento com alguns banhos de assentos e até a utilização de medicamentos, como pomadas, por exemplo. Para os casos mais graves, a cirurgia não está dispensada.

Por isso é tão importante que o médico seja consultado ao menor sintoma da doença. Também existem casos em que as hemorroidas somem sozinhas.

A mudança de alguns hábitos do dia-a-dia ajudam no processo de tratamento das hemorroidas externas. Entre eles, a inclusão de mais fibras na alimentação e beber mais água.

Como foi dito anteriormente, tratamentos caseiros como os banhos de assento ajudam a aliviar alguns dos sintomas. Eles são feitos com água morna e hamamélis ou cebola, por exemplo, podendo ser realizados por cerca de 20 minutos. Esse preparo possui propriedade adstringente e anti-inflamatória.

Cuidados durante o tratamento

Para que o tratamento surta o efeito desejado, fazendo com que as hemorroidas sumam, o paciente tem de tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é evitar o uso do papel higiênico, pois ele pode causar incômodo e aumentar as inflamações na região do ânus. Para substituí-lo, é aconselhável que use água para fazer a higienização, após as evacuações. Evite levantar peso ou fazer força para evacuar, isso pode aumentar as dores e causar sangramentos.

Outra dica bastante importante é usar uma almofada com uma abertura central, para trazer mais conforto para sentar. Ao sentir que as dores estão diminuindo, é um bom sinal de que as hemorroidas estão desaparecendo.

Um cuidado que se deve ter é entre as pessoas que apresentarem casos de diabetes. Antes de utilizar qualquer remédio, o médico deve ser consultado.


Informar erro