Dermatologista esclarece mitos e verdades sobre exposição solar

A exposição solar é algo que gera grandes dúvidas a respeito dos malefícios e benefícios para à saúde. Conheça alguns mitos e verdades a respeito do fator


Uma das melhores maneiras do organismo obter vitamina D é através dos raios solares. Mas quando isso é feito em excesso, grandes danos podem acabar surgindo para à nossa saúde, como o câncer de pele.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. E o seu maior agente etiológico é a radiação ultravioleta natural, proveniente do sol.

Como a exposição solar é algo que ainda gera grandes dúvidas a respeito dos malefícios e benefícios que pode causar para à saúde, a dermatologista Jussara Gasparotto listou alguns mitos e verdades a respeito do fator.

Mitos e verdades sobre a exposição solar

O protetor solar só deve ser usado em dias de sol, na praia ou na piscina

MITO. Mesmo em dias nublados, os raios solares continuam agindo. Fora eles, as luzes artificiais emitidas por celulares e computadores também fazem mal para a pele.

Dermatologista esclarece mitos e verdades sobre exposição solar

Foto: depositphotos

Quem quer “pegar uma cor” deve usar bronzeador após o protetor solar

MITO. “Os bronzeadores têm como função acelerar o processo de bronzeamento apenas com a ajuda da penetração dos raios solares na pele. E como os raios UVA e UVB são altamente cancerígenos, nenhum tipo de bronzeador é recomendado”, revela.

Negros e pardos também devem usar protetor solar

VERDADE. Pessoas com tons de pele mais escuros possuem uma concentração maior de melanina, obtendo assim mais resistência aos danos causados pelos raios. Mas os cuidados ainda são necessários e o uso do protetor solar continua sendo indispensável.

Posso passar o protetor solar e, logo em seguida, dar um mergulho

MITO. Embora muitos produtos digam o contrário, dar um mergulho logo depois de passar o protetor solar faz com que ele perca o efeito prometido. Procure esperar um período entre 15 e 30 minutos. O produto também deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após cada mergulho ou transpiração excessiva.


Informar erro