Corte os excessos e se mantenha saudável nas festas de fim de ano

Entre festas de confraternização na empresa, jantar com os amigos, reunião em família, serão muitas as tentações que podem tirar você do foco


Quando vem chegando a época das festas de fim de ano, muita gente redobra a preocupação em relação a saúde e bem-estar devido as tentações gastronômicas que aparecem. São festas de confraternização na empresa, jantar com os amigos, reunião em família… Dessa forma, escorregar na dieta não será muito difícil.

Com a proximidade do novo ano, começam a surgir as promessas, os votos de renovação e até as novas metas a serem cumpridas. Entre elas, se destaca a vontade de perder peso. Daí vem a pergunta: como perder peso com todas as festas, com inúmeras tentações que a época proporciona?

Fique tranquilo, pois, não precisa se trancar em casa, evitar a festa, nem tão pouco cancelar a ceia. Também não vá “chutar o balde” e deixar para compensar todos esses deslizes no próximo ano. Pequenas atitudes podem ser tomadas para aproveitar tudo que essa época do ano traz.

Corte os excessos e se mantenha saudável nas festas de fim de ano

Foto: depositphotos

Como se comportar

Para manter o foco com todas essas tentações que aparecem, preste atenção em algumas dicas. Elas vão ajudar você a se comportar nas festas.

Comidas saudáveis

Nas festas de confraternização, opte por comidas saudáveis, a exemplo de saladas, frutas e alimentos integrais. Se a festa for num restaurante, procure por pratos sem molhos a base de queijos, creme de leite ou maionese e dispense as frituras. No buffet, coma bastante salada e escolha legumes cozidos, carnes magras grelhadas e arroz ou massa integrais.

Diversifique o cardápio

Na churrasqueira, berinjela e abobrinha ficam ótimas grelhadas! Intercale fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola nos espetinhos e de sobremesa, abacaxi assado e banana assada com canela. Você ainda pode adaptar a salada de maionese substituindo a maionese por iogurte natural e incrementar a farofa utilizando cenoura ralada e couve fatiada bem fininha.

Sobremesa

Evite as sobremesas a base de creme de leite, leite condensado ou chantilly e prefira frutas frescas ou assadas, castanhas e rabanadas feitas no forno. Caso você não encontre nenhuma dessas opções, não precisa passar vontade: escolha uma sobremesa e experimente uma porção pequena ou divida com um amigo.

Bebida alcoólica

Não exagere nas bebidas alcoólicas. Beba uma ou duas taças de vinho ou espumante e sempre prefira água ou sucos de frutas.

Montando uma ceia saudável

É possível montar uma ceia de Natal ou Ano Novo sem cometer excessos. Para isso, basta substituir alguns inteligentes no preparo dos pratos e optar por alimentos naturais no lugar de industrializados.

Variedades saudáveis

Comece montando a mesa utilizando uma variedade de frutas frescas ou secas, nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral. Quanto mais colorida e variada, mais atrativa para seus convidados.

Cortes magros

Na hora de escolher o prato principal para a ceia, opte por cortes magros de carne, como peito assado de frango ou peru sem pele e substitua o tender pelo lombinho assado. Utilize rodelas de abacaxi, figos e ameixas como decoração.

Acompanhamentos

Saladas variadas com molhos a base de ervas, arroz integral com legumes, legumes assados, farofa com cenoura no lugar da farofa de bacon vão combinar super bem com a linha de ceia saudável.

Substituições

Troque o bolinho de bacalhau por saladas com bacalhau em lascas e grãos, como feijão fradinho ou grão-de-bico. Bacalhau assado no forno com rodelas de tomate, cebola e pimentão também irá fazer sucesso.

Bebida

Em vez de optar por bebidas alcoólicas, aposte na água aromatizada. Para prepara-la você pode utilizar água com gás, bastante gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã. Você também pode fazer um delicioso ponche de frutas substituindo o vinho por suco de uva ou maçã e acrescentando frutas frescas como morango, kiwi e maçã cortadas em cubos.

Sobremesa

Para a sobremesa, pera assada com vinho, sorvetes de frutas e rabanadas de forno são excelentes opções.


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